
Quando procurar um mastologista?
O ideal é que toda pessoa, independente do sexo e idade, procure um mastologista diante de qualquer alteração percebida nas mamas. A recomendação da Organização Mundial da Saúde, é que esses cuidados sejam intensificados após os 40 anos, como medida preventiva, especialmente com relação ao câncer de mama.
Há situações que indicam a necessidade de procurar a avaliação de um mastologista o mais rápido possível. Neste sentido, é crucial marcar uma consulta quando perceber qualquer alteração na mama ou quando têm casos de câncer na família. Também é necessário buscar ajuda ao notar alguns sintomas: como sensação de “caroços” ao apalpar a mama, dor, coceira, mudança do aspecto da pele da mama e secreção pelo mamilo não estando grávida.
Engana-se quem acredita que problemas nas mamas são condições exclusivas das mulheres. Os homens também podem sofrer de doenças mamárias, ainda que os índices sejam bem menores. Ou seja, eles também podem fazer consultas e exames com o médico mastologista, em caso de necessidade.
Cuide-se!